Sobre

  • Missão

    Oferecer soluções práticas e de alta qualidade para empresas, alunos e profissionais, por meio de consultoria contábil, educação e conteúdos especializados, com o objetivo de contribuir para o crescimento o sucesso de cada estudante, professor e profissional interessado em contabilidade.

  • Visão

    Ser referência em conteúdo de educação contábil, consultoria e inovação profissional, promovendo a transformação de negócios e pessoas com soluções inteligentes e acessíveis, sempre alinhadas com as normas de contabilidade, boas práticas de gestão e às necessidades do mercado.

  • Valores

    Excelência | Inovação | Colaboração | Integridade | Responsabilidade

  • Carta de Serviços

Docência & Projetos

Porque onde está o teu tesouro, aí está também o teu coração.
— Evangelho segundo São Mateus (6.21)
  • Contador e Consultor

    Atualmente trabalha com consultoria contábil, pareceres técnicos e elaboração de relatórios financeiros. Entre os anos de 2016 e 2018 integrou a equipe de análises técnicas das demonstrações financeiras no Prêmio Transparência ANEFAC 2016, Prêmio Transparência ANEFAC 2018 e Revista Exame Melhores & Maiores 2018 – As 1.000 maiores empresas do Brasil. A equipe técnica desempenhou função de avaliação das demonstrações contábeis, monitoramento de divulgação e análise de indicadores financeiros das maiores empresas do país.

    No ciclo entre 2013 e 2016, integrou a Controladoria da Transmissora Aliança de Energia Elétrica S. A. (TAESA), atuando especialmente na equipe contábil e com responsabilidade pelos encerramentos orçamentários das ordens de projetos e investimento além das análises de Estoques, Imobilizado, Intangível, Disponibilidades e Contas a Pagar, através do sistema ERP SAP (Systeme, Anwendungen und Produkte).

    Entre 2010 e 2013 trabalhou no escritório ADJUCOL – Administração Jurídica Contábil Ltda .  Atuou como responsável pelas demonstrações contábeis de empresas Lucro Real, Lucro Presumido, Simples Nacional através de sistema Alterdata. Inclusive, atividades de prestação de contas, análises de planos de contas e centros de custos e reporte de informações de entidades sem fins lucrativos ao Ministério Público Federal (MPF).

    No período de 2008 a 2010 prestou serviços na contabilidade na empresa Marambaia Capital S.A., Holding do Grupo Marambaia, onde desempenhou as tarefas de apurações fiscais, obrigações acessórias, conciliação contábil e elaboração das demonstrações contábeis da Marambaia Agro Pecuária Ltda (Magri) e, posteriormente, da Taho Ltda e Redevox Telecom S.A. Executou tarefas de contabilidade e finanças através do Sistema ERP Logix (Totvs).

  • Mestre em Controladoria e Contabilidade – FEA-USP. Professor no SESCON-SP, na graduação e pós-graduação da Faculdade FIPECAFI. Orientador MBA FIPECAFI, MBA USP/ESALQ e MBA EACH-USP. Certificate in International Financial Reporting (CertIFR) pela Association of Chartered Certified Accountants (ACCA/Reino Unido). MBA em Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS) pela FIPECAFI e MBA em Contabilidade e Auditoria pela UFF. Analista Contábil do Prêmio Trófeu Transparência ANEFAC (SERASA-FIPECAFI) 2016 e 2018 e do Prêmio Exame Melhores & Maiores 2018 – 1.000 Maiores Empresas do Brasil. Extensão em Tributos sobre o Lucro pela USP e extensão em Padrões Contábeis, CPC e IFRS/IAS pela UFRJ. Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Católica de Petrópolis. Possui 19 anos de experiência na área financeira e contábil. Parecerista em periódicos científicos de contabilidade, finanças e gestão. Interesses de pesquisa em Contabilidade Gerencial, Contabilidade Financeira, IFRS e Formação Executiva. Desenvolve conteúdos na área contábil, financeira e administrativa.

    • Mestre em Controladoria e Contabilidade (USP)

    • MBA em Normas Internacionais de Contabilidade (FIPECAFI)

    • MBA em Contabilidade e Auditoria (UFF)

    • Extensão em Tributos sobre o Lucro (FEARP-USP)

    • Extensão em Normas CPC/IAS/IFRS (UFRJ)

    • Bacharel em Ciências Contábeis (Universidade Católica de Petrópolis - UCP)

  • Robson Queiroz Pereira é consultor, contador, mestre em Controladoria e Contabilidade da FEA-USP. Profissional com 19 anos de experiência na área financeira e contábil. Professor Mestre na Faculdade FIPECAFI, leciona as disciplinas de “Contabilidade Geral”, “Sistemas de Informação Gerencial”, “Tópicos Contemporâneos em Contabilidade e Negócios” e “Laboratório de Contabilidade e Gestão” para graduação. De forma adicional, ministra o “Preparatório para a certificação ACCA” na pós-Graduação. Professor Orientador no MBA IFRS da Faculdade FIPECAFI, MBA USP/ESALQ, MBA USP-EACH e MBA ECA-USP. Possui Certificate in International Financial Reporting (CertIFR/ACCA). É palestrante, participa de projetos voluntários em negócio e desenvolve e orienta pesquisas na área de contabilidade gerencial, contabilidade financeira e educação executiva.

    Exerceu atividade acadêmica enquanto revisor científico nas revistas: Revista Mineira de Contabilidade (RMC), Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade (REPeC), Sociedade, Contabilidade e Gestão (SCG-UFRJ), RAUSP Management Journal (RAUSP–FEAUSP) e Revista Fipecafi de Contabilidade, Controladoria e Finanças (RFCCF). Adicionalmente, atua como avaliador de trabalhos científicos na área de educação executiva, contabilidade e negócios.

    No início de 2022 ano atuou enquanto consultor no FGV na Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB) da Prefeitura de São Paulo na atribuição de análises financeiras de contratos. Realizou atividade de consultoria com emissão de parecer sobre Impairment de Ativos corporativos. No período ministrou a disciplina de Contabilidade Societária na Escola de Formação Prática (EFP) Formando Pontes. Foi tutor voluntário no Programa de Extensão de Serviços à Comunidade (PESC) da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo (FEA-USP).

    No período 2022 e 2021 desenvolveu materiais para o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) em parceria com a Leader Educa.  O ciclo foi marcado pelo ingresso na docência na pós-graduação lato sensu, MBA FIPECAFI, através da disciplina “Preparatório para a Certificação ACCA” e “Non-gaap measures (EBITDA, EBITDA Ajustado) e balanço Pro Forma (OCPC 06)” no MBA IFRS da FIPECAFI (Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras), EAD e Presencial.  Adicionalmente, ministrou a disciplina de “Certificação ACCA Aspectos Gerais” no MBA Controller da Faculdade FIPECAFI.

    Produziu e gravou em estúdio a disciplina “Orçamento Matricial e Base Zero” para a Pós-Graduação de Finanças e Eficiência Empresarial na Fundação Instituto de Administração (FIA), vinculada à FEA-USP. Além disso, lecionou disciplinas para o curso de Administrador Judicial da Turnaround Management Association do Brasil (TMA), ambos em 2021. Em 2020 concluiu os estudos no MBA IFRS  na Faculdade FIPECAFI, curso que contemplou todos os pronunciamentos contábeis vigentes. No fim do mesmo ano foi aprovado na certificação internacional CertIFR (Certificate in International Financial Reporting) emitida pela Association of Chartered Certified Accountants (ACCA/Reino Unido).

    Em 2020 recebeu as premiações de Mejor trabajo presentado e Mejor trabajo en el área Nuevos desafíos para la profesión y la academia en el marco del 5to Congreso Global en Contabilidad y Finanzas da Universidad Nacional de Colombia - Grupo de estudios interdisciplinarios sobre gestión y contabilidad – INTERGES, contemplando o trabalho derivado da dissertação de mestrado. Nos períodos entre 2019 e 2022 criou conteúdo e gravou aulas para as disciplinas “Fundamentos de Contabilidade”, “Contabilidade Comercial”, “Contabilidade Avançada”, “Fundamentos de Gestão Financeira, e Estratégia Empresarial” e “Governança Corporativa” para os cursos da área de negócios na Faculdade São Lucas, Caçapava (SP).

    Em 2018 defendeu o mestrado no Programa de Pós-Graduação em Controladoria e Contabilidade (PPGCC) da FEA-USP. A pesquisa de dissertação sobre formação de liderança na área contábil contou com a participação de 21 lideranças estratégicas no ambiente empresarial, sendo que o trabalho foi indicado para o prêmio de melhor dissertação do PPGCC. Durante esse período, iniciou como tutor na graduação EAD da Faculdade FIPECAFI e orientador no MBA EAD FIPECAFI, além de participar do Laboratório de Contabilidade Internacional (LABIN) do Departamento de Contabilidade da FEA-USP.

     Participou como Analista Sênior do projeto “Revista EXAME 2018 - Melhores & Maiores – As 1.000 maiores empresas do Brasil”, publicada em agosto do mesmo ano. O mesmo período foi marcado pela apresentação do trabalho acadêmico “Análise da Utilidade da Mensuração a Valor Justo dos Ativos Florestais sob a ótica de usuários internos das demonstrações financeiras” no evento internacional XVIII AECA International Meeting – Asociación Española de Contabilidad y Administración de Empresas - AECA, ocorrido em Lisboa (Portugal). O trabalho foi realizado em coautoria com o professor Eliseu Martins e o professor Eduardo Flores da FEA-USP.

    Entre os anos de 2016 e 2017 cursou disciplinas, conduziu a pesquisa de dissertação e atuou como monitor em disciplinas de contabilidade para economistas, contabilidade para advogados, contabilidade introdutória para contadores e na disciplina de “Soluções de Problema em Controle Gerencial com metodologia ativa (Problem Based Learning - PBL)”. O início de 2016 foi marcado pelo resultado da aprovação no processo seletivo, realizado em 2015, para o mestrado acadêmico no PPGCC da FEA-USP. Após a aprovação houve mudança em definitivo para a cidade de São Paulo (SP), de modo a acompanhar o início das aulas da pós-graduação e a dedicação exclusiva enquanto bolsista CAPES.

    Morou no munícipio do Rio de Janeiro entre 2013 e 2016, onde desempenhou a função de analista contábil da Transmissora Aliança de Energia Elétrica S. A. (TAESA), especialmente em análises do “contas a pagar” e do “ativo imobilizado regulatório”. Já o ano de 2015 foi marcado pela preparação para a carreira acadêmica, dedicação aos estudos do inglês e espanhol, e a conclusão do MBA em Contabilidade e Auditoria da Universidade Federal Fluminense (UFF). Durante os ciclos de 2013 e 2014 o foco foi no aperfeiçoamento pessoal e profissional, incluindo o curso de Extensão em Padrões Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e outras especializações na área contábil e financeira.

    Em 2012 foi promovido como Contador na Adjucol – Administração Jurídica Contábil Ltda EPP. Atuou como responsável pela preparação e elaboração das demonstrações contábeis de empresas Lucro Real, Presumido e Simples além do reporte de informações de entidades sem fins lucrativos ao Ministério Público Federal (MPF). Adicionalmente realizou atividades de elaboração das demonstrações contábeis, implantação de plano de centros de custo e plano de contas contábeis, além de conciliações de contas e análises contábeis. No mesmo ano, concluiu a graduação em Ciências Contábeis na Universidade Católica de Petrópolis (UCP).

    No período de 2008 a 2010, foi auxiliar e depois assistente de contabilidade na empresa Marambaia Capital S.A., Holding do Grupo Marambaia, onde desempenhou as tarefas de faturamento, apurações fiscais, obrigações acessórias, conciliação contábil, elaboração das demonstrações contábeis, em especial da Marambaia Agro Pecuária Ltda (Magri) e posteriormente da Taho Acesso à Internet Rápido Ltda e Redevox Telecomunicações S.A.. Também adquiriu conhecimento no módulo contábil do Sistema ERP Logix (Totvs). Realizou diversos cursos de aprimoramento profissional no Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro (CRCRJ).

    Em 2005, durante o 1º ano do Ensino Médio, iniciou a vida profissional como estagiário na PVM Comunicação Visual, empresa de estratégia de comunicação e marketing. Durante 10 meses alternou funções entre assistente de estamparia, no setor de personalização de sacolas plásticas, e assistente de serralheria em serviços de confecção e instalação de letreiros. No início de 2006 ingressou no Grupo Marambaia como Office Boy, foi designado enquanto auxiliar de almoxarifado até 2007, momento em que foi marcado pela sua transferência para o departamento contábil, o que acabou resultando na sua escolha pelo curso de Ciências Contábeis no vestibular aplicado na UCP, realizado no mesmo ano.